A equipe brasileira conquistou 35 medalhas no XI Campeonato Sulamericano de Salvamento Aquático, que aconteceu no fim de semana passado, dias 28 e 29 de março, na cidade de Rosário, na Argentina. Participaram do evento 144 atletas de três países: Argentina, Brasil e Chile, além da equipe convidada dos Estados Unidos. O time brasileiro foi formado por guarda vidas militares e civis dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia e a equipe de Natação de Salvamento da Marinha do Brasil.
Os brasileiros terminaram a competição com 24 medalhas de ouro, 7 de prata e 4 de bronze. Ao todo, os atletas participarem de seis provas de salvamento, de corrida e/ou natação, individuais ou em equipes, de velocidade ou resistência. As provas do campeonato simulam salvamentos aquáticos que os profissionais já realizam em sua rotina de trabalho.
Nas duas provas de revezamento, em que o critério de formação é o somatório de idade, o Brasil teve 10 revezamentos. Como resultado, a equipe conseguiu nove medalhas de ouro e uma de prata.
FASE PRÉ-EVENTO