De 25 a 30 de janeiro de 1910, Paris enfrentou fortes inundações e os guarda-vidas foram muito atuantes. Atos de solidariedade humana dos países vizinhos incitaram Raymond Pitet a organizar um novo congresso, desta vez em Saint-Ouen, uma pequena cidade localizada a 7 km do centro de Paris. Nesse congresso, em 27 de março de 1910, a Fédération Internationale de Sauvetage (FIS) foi fundada por federações da Bélgica, Dinamarca, França, Grã-Bretanha, Luxemburgo e Suíça. Espanha e Itália não puderam comparecer à reunião, mas assinaram a escritura da constituição. A FIS foi constituída na França e estabeleceu sua sede, após a fundação em Paris, na casa de Raymond Pitet.
Nos anos seguintes, realizaram-se congressos e campeonatos internacionais em países europeus, mas a Primeira Guerra Mundial interrompeu a expansão da Federação Internacional. Entre as duas guerras mundiais, a atenção não foi dada apenas ao resgate na água, mas também aos serviços de resgate em estradas e montanhas. Depois da Segunda Guerra Mundial, a FIS tornou-se uma autoridade líder na prevenção de afogamentos, resgate e no esporte de salvamento aquático.
A primeira vez que o Salvamento Aquático foi reconhecido como modalidade esportiva pela comunidade internacional foi durante os Jogos Olímpicos de Verão em Paris, 1900. O esporte de salvamento aquático foi realizado como uma modalidade de demonstração. Certamente, esse esporte já contemplava um número significativo de participantes e eventos desportivos com repercussão internacional, justificando ao Comitê Olímpico Internacional sua realização durante os Jogos de Paris, 1900.
Em 1953, aconteceu o primeiro Campeonato Mundial de Salvamento em Piscina, em Nantes – França. Este foi o início os campeonatos mundiais regularmente organizados.
A FIS cresceu de 8 Membros Fundadores para mais de 34 Organizações Membros em 1993. Em 24 de fevereiro de 1993, a FIS fundiu-se com o WLS para formar o ILS. O WLS foi dissolvido em 3 de setembro de 1994.
Em novembro de 1956, as Associações Nacionais de Salvamento de Surf da Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Ceilão (atual Sri Lanka), Havaí, Grã-Bretanha e EUA (Filial da Califórnia) criaram o International Council of Surf Life Saving (ICSLS). Em 24 de março de 1971, em um congresso realizado em Cronulla, Sydney (Austrália), uma nova organização chamada World Life Saving (WLS) foi fundada por membros do ICSLS. A Constituição foi adotada em 14 de junho de 1977 com um acordo formal entre as nações fundadoras: Austrália, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, África do Sul e Estados Unidos.
A WLS foi fundada com o propósito de estabelecer programas educacionais de segurança marinha e aquática. Em 1956, nos Jogos Olímpicos, a Surf Life Saving Australia organizou um Campeonato Internacional de Salvamento Aquático em Torquay Beach, onde equipes de diversos países competiram entre si. Em 1974, os primeiros Campeonatos Mundiais de Salvamento de Surfe para Seleções Nacionais aconteceram em Port Elizabeth e Durban (África do Sul). Em 1981, o primeiro Campeonato Mundial de Salvamento de Surfe para Clubes ocorreu em Kuta, Bali (Indonésia). Em 1986, a Lifesaving Society do Canadá da WLS e membros da FIS organizaram em conjunto um Campeonato Internacional de Salvamento Aquático durante a Exposição Aquática Internacional em Vancouver, Canadá. Os Rescue 86 e 88 foram os primeiros campeonatos internacionais que realizaram provas de praia e de piscina no mesmo evento.
O WLS cresceu de 5 Membros Fundadores em 1971 para mais de 25 Organizações Membros em 1993. Em 24 de fevereiro 1993, o WLS fundiu-se com o FIS para formar o ILS. O WLS foi dissolvido em 3 de setembro de 1994.
Resgate simulado com reanimação utilizando o cinto tradicional e carretel (competências de ressuscitação e marcha das equipes).
Corrida surfboat – 20ft (6 metros) de comprimento com quatro remadores e um guia.
Surf Life Saving boats, including the North Steyne club, Shelley Beach in Manly
Fonte: https://www.ilsf.org/
Surf Ski em competições de salvamento
Fonte: https://www.ilsf.org/
Corrida de Carrinho
Fonte: https://www.ilsf.org/