Guarda-vidas veteranos do Corpo de Bombeiros do Paraná participaram neste sábado (10) em Guaratuba, da travessia de aproximadamente 800 metros entre o Morro do Cristo e a Praia Central.
Nem o tempo nublado e o vento frio do início da manhã tirou a animação desses senhores que se encontram pelo menos uma vez por ano no Litoral. A prova já se tornou tradição entre os guarda-vidas que já passaram para a reserva.
“É uma travessia de companheiros que durante anos, ombro a ombro, trabalharam nas praias”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jorge Luiz Thais Martins, que deu a largada e também participou da travessia. O Comandante relembrou também de companheiros que já se foram e que por anos participaram de várias edições deste evento. A prova durou cerca de 40 minutos. Ao final, os guarda-vidas saíram da água cantando o hino do Corpo de Bombeiros e aplaudidos pelo público.
Assim como no ano passado, esta edição contou a presença de veteranos do interior do estado, que enfrentaram longas viagens para participarem do evento. Um exemplo de vigor físico foi o dado pelo Cabo Vitório, um dos mais antigos participantes, que afirmou ter caminhado do Balneário Canoas, onde mora, até o Morro do Cristo em Guaratuba, onde teve início a travessia, (aproximadamente 20 Km). Um dos mais animados, o sargento Isaías Fontana Filho fez questão de levar o uniforme usado pelos guarda-vidas na década de 1970. “É a minha primeira farda, que guardo até hoje”, orgulhava-se, exibindo a sunga vermelha, a camiseta branca e o quepe vermelho.
Esta é a oportunidade que muitos dos aposentados têm de reencontrar amigos de muitas temporadas, sendo que alguns deles começaram suas atividades no início de década de 60.
MATINHOS, PR, 10 de Janeiro 09
LEONARDO MENDES DOS SANTOS, 1º Ten QOBM
Relações Públicas Op. Verão/CB